domingo, 23 de agosto de 2009

Minha cobertura durante a Semana da Comunicação da Unisa 2009


Durante os dias 17 a 20 de agosto, aconteceu na Universidade de Santo Amaro, a Semana da Comunicação. Fiquei responsável por fazer a cobertura do evento logo no primeiro dia. Debates, palestras, exposições, festival de vídeos e até noite de autógrafos. Tudo isso aconteceu no evento promovido por professores, alunos e profissionais da comunicação. O papel da comunicação na sustentabilidade. Esse foi o tema que trouxe à Universidade jornalistas, publicitários e representantes de ONG's e de órgãos públicos.
Abaixo, o texto que será entregue na Universidade para a publicação no jornal da Instituição.

A carreira profissional consolidada é, sem dúvida, tudo que uma pessoa deseja conquistar. Anderson Gurgel, coordenador do curso de jornalismo da Universidade, sabe o tamanho desse significado e começa a palestra dizendo da importância dos alunos à instituição de ensino. Foram eles, alunos dos quatro cursos de comunicação, Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, que organizaram pela primeira vez, em parceria, a Semana de Comunicação da Unisa.Com o auditório lotado, o hino nacional foi executado antes da abertura oficial do evento. Após isso, um vídeo preventivo sobre as causas da Gripe Influenza A (H1N1) foi exibido a todos. O primeiro palestrante da noite, Hélio Neves, é representante do secretário do Verde e do Meio Ambiente, que no decorrer da sua palestra, expôs quais ações estão sendo tomadas em relação à Comunicação e a Sustentabilidade por parte da secretaria. Segundo Hélio, “a sustentabilidade agrega muitos desafios à sociedade”.A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, acredita que até 2050 haverá uma redução de 50% na emissão global dos gases que causam o efeito estufa. A mesma incentiva a carona solidária entre empresas, escolas, compras e, defende uma maior fiscalização referente a crimes ambientais entre outros.
A segunda atração da noite animou a plateia. Com travas línguas e músicas, Tony Marlon, 23 e, Diego Vinas, 24, contagiaram o público presente. Ambos são ex-alunos da Unisa formados no curso de jornalismo em 2007. Eles estão à frente do Núcleo de Comunicação Maré Alta- Projeto Arrastão, que conta hoje com quinze jovens envolvidos ao projeto.
Tony e Diego utilizam a Comunicação como ferramenta. Além disso, tentam distribuir em diferentes escolas, objetos para a melhoria com a ajuda de participantes do projeto. Oferecem trabalhos de oficina de comunicação, audiovisual, rádio jornalismo e Web Designer. O projeto surgiu em 2008 e conta hoje com o patrocínio do Banco Indusval Multistock e apoio do Ministério da Cultura.
No último dia de evento, Camila Silveira à esquerda na foto acima, e eu, apresentamos o telejornal Unisa News - edição especial Semana da Comunicação. Na edição especial, fizemos um tour por tudo o que aconteceu no evento. Ficaram responsáveis pelo telejornal, os alunos do sexto semestre de jornalismo, Natalia Oliveira, Laura Dal Rovere, Bruno Saes, Jeniffer Villapando, Rosângela Cianci, Patricia Brito e Gleyce Miranda.

sábado, 1 de agosto de 2009

Em jogo disputado, Só "Nóis" é campeão

Em um jogo super, mega disputado, o Só “Nóis” derrotou o time 5 Estrelas. O campeonato que ambas as equipes participaram foi promovido pela Escola Estadual João Amos Comenius em parceria com o Programa Escola da Família. A escola está situada à Rua Gustavo da Silveira, zona sul, de São Paulo.
O Programa Escola da Família atende cerca de 13 mil pessoas bolsistas em toda São Paulo. Essas pessoas trabalham aos finais de semana 8 horas por dia, porém, têm seus estudos custeados pelo Governo do Estado.
Voltando ao campeonato, doze eram os times inscritos. Dentre esses times estava o Só “Nóis”. A começo, um nome engraçado, que foi dado por uma das associadas do time, Millena Nascimento. Esse nome acabou se tornando um grande problema às outras equipes.
Mas todo grande time tem seus detalhes. A equipe perdeu jogadores importantes durante a realização de alguns jogos. Detalhe esse, que não atingiu os jogadores. Uma campanha de doze jogos, sendo dez vitórias e apenas duas derrotas. O jogo da final tinha um gosto especial. Umas das derrotas havia sido exatamente contra o time 5 Estrelas, que assim foi escalado: Wesley Silva, Erik, Douglas, Luiz Fernando e Wesley Caetano.
Com uma equipe forte, o Só “Nóis” veio à quadra com: Nita, Leonardo, Márcio, Humaitam, Caio, Armando, Fernando e Carlos. Logo no primeiro tempo, o time abriu 4x0, porém, tomou a virada na metade do segundo tempo. A reação começou a 5 minutos do final do jogo. Foram exatos quatro gols, fazendo com que a partida terminasse em 8x8 e, consequentemente, o jogo foi para prorrogação.
Com apenas um tempo de 5 minutos, as equipes foram para o tudo ou nada, mas apenas uma ganharia. O herói do jogo, o menino franzino Humaitam acabou com as esperanças dos 5 Estrelas de conquistar o 1º torneio de futsal. No último minuto, na última jogada, o último gol. Após receber lançamento de Leonardo, o embaralho de Caio e o tropeço de Douglas, o oportunista não perdeu a chance e mandou a bola para balançar a rede de Luiz Fernando.

Um Artilheiro Fora de Série. Caio Ferreira, 14 anos, 1.70 de altura, um artilheiro fora de série. Muitos tentaram, porém, nenhum o alcançou. Quem mais chegou perto, mas bem distante, foi Wesley Caetano, com 31 gols.
O garoto marcou em 12 jogos, 74 gols e, na final, não foi diferente. Com média de 6,1 gols por partida, ele faturou o troféu e a medalha de artilheiro da competição. A diferença entre ele, artilheiro e o 2º colocado era absurda, mais de 40 gols. O otimismo é tanto que o jogador disse em entrevista ao blog, “para o próximo campeonato, vou ser artilheiro de novo, para isso, vou começar a trabalhar minha finalização e pontaria”.
Mas uma nova etapa de sua vida, Caio quer conquistar. O garoto há mais de um ano está fora das salas de aulas e pretende logo voltar a estudar. A procura de uma nova escola já começou. Talvez essa conquista seja a mais importante de todas que ele pode alcançar, a conquista do conhecimento, da sabedoria.
O que mais dá vontade de ver meninos assim jogando, é que eles levam a sério o que fazem. Às vezes, o estrelismo pode atrapalhar e muito. No caso do Só “Nóis”, não há uma estrela, há oito, mas nenhuma brilha sem a outra. Nenhuma atrapalha a outra.

Os Artlheiros da Competição
1º lugar: Caio Ferreira, 74 gols, jogador do Só "Nóis"
2º lugar: Wesley Caetano, 31 gols, jogador do 5 Estrelas
3º lugar: Erik Almeida, 30 gols, jogador do 5 Estrelas
4º lugar: Giancarlo Guinti, 29 gols, jogador do Sanca F.S.