domingo, 23 de agosto de 2009

Minha cobertura durante a Semana da Comunicação da Unisa 2009


Durante os dias 17 a 20 de agosto, aconteceu na Universidade de Santo Amaro, a Semana da Comunicação. Fiquei responsável por fazer a cobertura do evento logo no primeiro dia. Debates, palestras, exposições, festival de vídeos e até noite de autógrafos. Tudo isso aconteceu no evento promovido por professores, alunos e profissionais da comunicação. O papel da comunicação na sustentabilidade. Esse foi o tema que trouxe à Universidade jornalistas, publicitários e representantes de ONG's e de órgãos públicos.
Abaixo, o texto que será entregue na Universidade para a publicação no jornal da Instituição.

A carreira profissional consolidada é, sem dúvida, tudo que uma pessoa deseja conquistar. Anderson Gurgel, coordenador do curso de jornalismo da Universidade, sabe o tamanho desse significado e começa a palestra dizendo da importância dos alunos à instituição de ensino. Foram eles, alunos dos quatro cursos de comunicação, Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, que organizaram pela primeira vez, em parceria, a Semana de Comunicação da Unisa.Com o auditório lotado, o hino nacional foi executado antes da abertura oficial do evento. Após isso, um vídeo preventivo sobre as causas da Gripe Influenza A (H1N1) foi exibido a todos. O primeiro palestrante da noite, Hélio Neves, é representante do secretário do Verde e do Meio Ambiente, que no decorrer da sua palestra, expôs quais ações estão sendo tomadas em relação à Comunicação e a Sustentabilidade por parte da secretaria. Segundo Hélio, “a sustentabilidade agrega muitos desafios à sociedade”.A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, acredita que até 2050 haverá uma redução de 50% na emissão global dos gases que causam o efeito estufa. A mesma incentiva a carona solidária entre empresas, escolas, compras e, defende uma maior fiscalização referente a crimes ambientais entre outros.
A segunda atração da noite animou a plateia. Com travas línguas e músicas, Tony Marlon, 23 e, Diego Vinas, 24, contagiaram o público presente. Ambos são ex-alunos da Unisa formados no curso de jornalismo em 2007. Eles estão à frente do Núcleo de Comunicação Maré Alta- Projeto Arrastão, que conta hoje com quinze jovens envolvidos ao projeto.
Tony e Diego utilizam a Comunicação como ferramenta. Além disso, tentam distribuir em diferentes escolas, objetos para a melhoria com a ajuda de participantes do projeto. Oferecem trabalhos de oficina de comunicação, audiovisual, rádio jornalismo e Web Designer. O projeto surgiu em 2008 e conta hoje com o patrocínio do Banco Indusval Multistock e apoio do Ministério da Cultura.
No último dia de evento, Camila Silveira à esquerda na foto acima, e eu, apresentamos o telejornal Unisa News - edição especial Semana da Comunicação. Na edição especial, fizemos um tour por tudo o que aconteceu no evento. Ficaram responsáveis pelo telejornal, os alunos do sexto semestre de jornalismo, Natalia Oliveira, Laura Dal Rovere, Bruno Saes, Jeniffer Villapando, Rosângela Cianci, Patricia Brito e Gleyce Miranda.

Nenhum comentário: