domingo, 22 de novembro de 2009

Pensamentos para ser jornalista

Vejam só essa tradução do post “This is a Bad Time to be a Journalist If…”, que foi publicado no One Man and His Blog. A postagem revela que esse não é um bom momento para ser jornalista...

Se você não gosta de mudar – porque mudança é tudo que a indústria tem a oferecer para você.

Se você não tem paixão pelo assunto – porque as pessoas com paixão já estão falando sobre isso na web, e elas são mais interessantes

Se você quer continuar fazendo o mesmo trabalho que fazia há cinco anos – porque aquele trabalho já tornou-se história

Se você não gosta que os leitores comentem – porque eles têm inúmeros métodos de responder ao seu trabalho, permitindo ou não que deixem comentários nos seus artigo.

Se você não gosta de linkar – porque os links são a nova economia dos conteúdos

Se você quer definir o que é importante – porque o poder de decisão está novamente nas mãos do público

Se você odeia tecnologia – porque esse é o futuro (de qualquer forma, a imprensa e a máquina de escrever já foram tecnologia um dia)

Se você tem uma visão limitada de quais habilidades você precisa desenvolver – porque as habilidades que você precisa estão em constante evolução.

Se você não gosta de concorrentes – porque o seu número de concorrentes está aumentando diariamente.

Se você não consegue ouvir mais do que falar – porque se você não consegue fazer isso, você nunca será um completo jornalista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanto ao fato de ser um jornalista nos dias atuais, não requer só o conhecimento sobre os novos suportes tecnológicos para ser um. É preciso, principalmente, conhecer o Ofício do Jornalista, que não basta apenas estar com o seu laptop ou notebook e produzir uma dissertação, que muitas vezes acabam sendo mal escrita em todos os aspectos, mas, o jornalista deve sempre manter essas características: 1)ser um amante do conhecimento sobre a humanidade; 2)possuir um bom nível sócio-cultural para que possa transitar na maior parte das áreas do conhecimento; 3)não produzir besteiras, pelo fato de não saber sobre o que está comentando; 4)não praticar um ofício, do qual, não seja o seu, como por exemplo, publicar livros de História, pois, isso faz parte do ofício do historiador; 5)saber consultar sempre as fontes condizentes com o assunto; 6)conhecer as regras gramáticais para que possa utilizar corretamente o código dentro do processo de comunicação; 7)buscar a notícia por todos os meios disponíveis e publica-la ou divulga-la sem cometer exageros; 8)pesquisar antes de escrever a respeito de um assunto ou sobre um entrevistado; 9)conhecer as ferramentas e suportes de notícias na atualidade, é importante e distingüe o jornalista de um aventureiro; 10)o jornalista deve possuir conhecimento sobre o jornalismo; 11)não importa quais serão as mudanças no comportamento da sociedade, ou na transformação das tecnologias, o jornalista deverá sempre conhecer e exercer o seu ofício.

Sérgio César Júnior - Graduando em História.