quinta-feira, 22 de julho de 2010

Osvaldinho da Cuíca na reabertura da Biblioteca Mário de Andrade

Depois de quase 2 anos fechado, o espaço Circulante da Biblioteca Mário de Andrade foi reaberto, ontem, 21. Patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Secretaria Municipal da Cultura e a Prefeitura de São Paulo, essa é a primeira etapa concluída do projeto, que visa atrair os amantes dos livros para frequentar o local.

Sabendo da importância que Mário de Andrade teve para a cidade, a Biblioteca convidou o primeiro cidadão samba de São Paulo, Osavaldinho da Cuíca, para uma espécie de palestra em forma de samba. As pessoas tiveram a oportunidade de perguntar a Osvaldinho curiosidades que referentes ao mundo do samba.

Ao lado dele, André Domingues, parceiro de Cuíca no livro Batuqueiros da Paulicéia, que foi lançado ano passado. "A ideia de fazer o livro surgiu em 2003, quando Osvaldinho ficou muito doente e ele sabia de muita coisa, apenas oral, não podiámos perder essas informações", disse. Na ocasião, o sambista enfrentava um câncer na garganta.

Durante a palestra "sambada", Osvaldinho cantou músicas que fizeram sucesso durante sua carreira, falou sobre as parcerias que já envolveu e relembrou, também, das amizades e contatos que teve com grandes personalidades do samba, como Adoniran Barbosa, Henricão, Geraldo Fime, entre outros.
E quem pensa que Osvaldinho da Cuíca se apresenta em qualquer ocasião, cuidado: "hoje, eu só faço shows culturais. Não toco para um grupo de pessoas que estão comendo ou bebendo, sem quer prestar atenção no que estou fazendo", finalizou.

Atencioso, depois do show, Cuíca atendeu a todas as pessoas que ali estavam. Tirou fotos, deu entrevista, agradeceu a participação dos amigos e se preparou para viajar. Em breve, um novo cd será lançado por ele com canções da MPB.

Nenhum comentário: