segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Uma novela que todos conhecem, porém, poucos se envolvem!

Em 2008, os eleitores brasileiros voltarão às urnas. Eles vão escolher os representantes que administrarão pelos quatro anos seguintes à esfera pública mais ligada à vida cotidiana do cidadão: a cidade. Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todos os municípios do país. Eles tomam decisões acerca de temas importantes como iluminação e conservação das ruas, coleta de lixo, educação básica e saúde. Amanhã começa as propagandas eleitorais gratuitas exibidas pela mídia de toda maneira, seja pela TV ou pelo rádio.
As campanhas políticas são válidas para apresentar melhores seus candidatos, seu projetos no decorrer do mandato e, também, seus aliados. Além de ocupar o tempo de seus eleitores com promessas que na maioria das vezes não são cumpridas, as propagandas vêm também intuito de interesse público, pois os telespectadores, na maioria das vezes, já estão cansando de tantas promessas sem retorno, sendo assim, não é de interesse do público. Por parte dos políticos, é notória a expressão de “prometo e cumpro” diante as lentes das câmeras.
Hoje, percebemos que há certo exagero não só por parte da mídia, como também, por parte da publicidade. Vemos nessa época, cartazes espalhados por todas às ruas, carros sonoros, panfletos que sujam a cidade, dentre várias irregularidades. Sem falar das carreatas que, em certa parte, engarrafam o trânsito.
O primeiro turno será realizado no dia 5 de outubro. Quando for necessário, as cidades farão à votação suplementar - ou seja, o segundo turno - no dia 26 de outubro. Vale lembrar que a segunda votação só vale para a escolha do chefe do poder Executivo, no caso, o prefeito.
Segundo estimativas do TSE, deverão ser gastos cerca de 600 milhões de reais. Esse valor inclui investimentos em equipamentos, transporte de urnas para as sessões, impressão de cadastro de eleitores e relatórios de votação, além de alimentação para os profissionais da Justiça Eleitoral e para os eleitores convocados para trabalhar nas eleições.
É de obrigação dos partidos políticos, coligações que os candidatos divulguem pela internet relatório discriminativo os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e os gastos que realizarem, em sítio eletrônico criado pela Justiça Eleitoral para este fim.Há poucas semanas, a TV bandeirantes realizou um debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. Como sempre os concorrentes se “atracaram” uns aos outros e, promessas infindáveis foram apresentadas.De um lado, Geraldo Alckmin, forte candidato ao cargo, disse que leva uma vida franciscana. De outro, Maluf dizendo que foi o melhor prefeito de São Paulo. Para Marta, a ponte estaída, recentemente criada, foi uma obra útil. O mais engraçado foi ouvir de Ciro Moura que se eleito, abrirá as creches às 3h para atender mães que pegam cedo no trabalho.
Em minha opinião, esses debates não são de suma importância. Seria de tal tamanho, se as propostas apresentadas fossem realmente cumpridas, mas como todos já sabem o final dessa novela... Boa escolha!

Um comentário:

Anônimo disse...

Alckimin com vida franciscana? Queria eu ter uma vida dessa!